O que é Materialismo?
Os significados principais de MATERIALISMO são:
1. No MARXISMO. Nos escrito filosóficos de Karl Marx, MATERIALISMO refere-se ao método de antropologia filosófica por ele utilizado. O ser humano só pode ser compreendido quando visto "em relação com sua matéria", nunca de forma abstrata, isolado "em si mesmo". Por exemplo, a matéria do trabalhador são as matérias-primas que ele transforma com o seu trabalho. A matéria de um empresário é a empresa.
Assim, MATÉRIA é aquilo sobre o qual o homem se projeta, transformando e sendo transformado. Em Marx, as matérias são relações sociais "ocultas" sob a aparência de "coisas". Esse modo de ver, deve muito a Georg Hegel e a Ludwig Feuerbach.
2. Materialismo como HEDONISMO. Por vezes, "materialismo" significa busca de prazer. Na religião, este significado é comumente utilizado.
3. Materialismo como ATEÍSMO. Quando os ateus apresentam-se como "materialistas". isto quer dizer que recusam todo e qualquer "sobrenatural". Aqui, Materiaismo é sinônimo de Naturalismo.
3. MATERIALISMO HISTÓRICO. Mito marxista, originário do conceito hegeliano de História. Segundo o Materialismo Histórico, os acontecimentos da Humanidade não são caóticos, ininteligíveis, ao acaso. Constituem uma marcha inexorável para o Comunismo. À luz do Materialismo Histórico, "percebe-se" qye os incidentes particulares, "em última instância" fazem parte de um "concreto" (sistema dinâmico) em que a Humanidade, sem perceber, está se conduzindo, através de "etapas necessárias" (Modos de Produção) em direção ao "objetivo da História, que é o Comunismo.
Portanto, o Materialismo Histórico é TELEOLÓGICO: os acontecimentos históricos não são efeitos de causas anteriores, mas são "puxados" por uma FINALIDADE que se encontra no futuro. Hegel que se considerava um teólogo cristão, dizia que a marcha da História era conduzida pela PROVIDÊNCIA DIVIDA.
4. GASTON BACHELARD denominava "Materialismo" o método de investigação da Ciência, que nega o SUBSTANCIALISMO. As entidades da Física não são "coisas", mas relações entre eventos, representáveis por equações. Por exemplo, Energia não é uma coisa, substância, mas o produto da medida de massa pelo quadrado de 300.000 km/s
Nenhum comentário:
Postar um comentário